Seguro de carro barato: veja o que influencia no custo - Seguros Dablan Seguros Dablan
× Home Quem Somos Seguros Blog Contato
WhatsApp: (11) 96335-0966 contato@dablan.com.br
Seguro de carro barato: veja o que influencia no custo

Seguro de carro barato: veja o que influencia no custo

By thiagosonnesso 16 de agosto de 2021 Seguro Auto

Para ter um Seguro Auto mais barato, você precisa entender o que influencia no custo e ver se está de acordo com o que você preencheu na hora de contratar o seguro. Abaixo estão todos os fatores que podem impactar no preço do seu seguro auto. Se tiver qualquer dúvida, Entre em contato conosco.

Por que o mesmo veículo pode ter valores diferentes para o Seguro de Carro?

Pra essa pergunta, tem várias respostas:

1) Depende do perfil do principal condutor do veículo (idade, estado civil, sexo e CEP residencial são fatores que interferem no custo do seguro. Quanto mais jovem, maior o risco de acidentes então o valor do seguro fica mais alto, sexo e estado civil também interferem). Modelo e ano do carro também influenciam;

2) Franquias e coberturas

3) Em cada seguradora fica um valor porque é feito um cálculo de roubo x sinistros por ano. Se identificarem um carro como um veículo muito visado, consequentemente que teve muito roubo, então o valor do seguro será maior para esse modelo de veículo.

Além disso, o nome da Seguradora no mercado também impacta no custo então empresas que prestam um melhor serviço referentes ao atendimento e agilidade possuem valores maiores porque elas entregam qualidade;

4) Corretor: provavelmente você já fez cotação de seguro de carro com mais de um corretor e mesmo comparando as mesmas seguradoras, o valor foi diferente, não é mesmo? Isso acontece porque o corretor consegue dar descontos quando ele possui bônus nas seguradoras. Outro ponto importante é que em algumas seguradoras, o corretor atual da sua apólice de seguro tem vantagem sobre os outros então na renovação ele conseguirá te apresentar um valor mais baixo.

5) Histórico de sinistros

Isso também é avaliado na cotação de seguro.

Quando já se envolveu em sinistros, o consumidor é considerado de risco para novos acontecimentos e, por isso, o seguro terá um custo mais alto.

O histórico de sinistros está sempre atrelado ao CPF do motorista ou do principal condutor.

6) Bônus do seguro: funciona como programas de pontos que dão descontos para a renovação do seguro no próximo ano. Você acumula 1 ponto a cada ano que renova o seguro sem ter acionado a seguradora, ou seja, sem ter havido algum sinistro que precisasse do seguro para consertar o carro ou para repor o valor total caso tenha sido roubado.

Sabiam de todos esses fatores?

Vamos explicar detalhadamente como esses fatores influenciam no custo final.

A começar pelo perfil do segurado e do principal condutor.

O principal condutor é quem dirige o veículo por mais tempo ou mais dias na semana.

Idade: Quanto mais jovens, maior a tendência do risco porque ainda possuem pouco tempo de carta de motorista e menos experiência e mesmo assim, tendem a acelerar e a sair mais a noite quando comparados com pessoas mais velhas. Esse risco aumenta a chance de causar algum acidente e por isso impacta no valor do seguro, sendo mais alto.

Sexo: Homens tendem a acelerar mais do que mulheres, refletindo em maior chance de uma colisão. Por isso, o seguro para homens é mais caro do que para mulheres (considerando mesma idade para os dois).

Uso do veículo: Se você só usa o carro para lazer aos fins de semana, seu seguro será mais em conta do que alguém que utiliza o carro todos os dias para ir ao trabalho ou à faculdade.

Pessoas de 18-25 anos: Se houver filhos ou qualquer pessoa entre 18 e 25 anos que vão utilizar o veículo, isso deve ser mencionado ao seu corretor para que ele coloque isso no seu seguro e evite problemas futuros. O seguro ficará mais caro com essa opção, mas se você não declarar que essas pessoas podem usar o veículo, caso uma delas esteja dirigindo e gere uma colisão ou roubo/furto, o seguro pode não acatar e negar fazer a indenização.

Estado Civil: Por pesquisas, solteiros tem maior probabilidade de causar uma colisão do que pessoas casadas, principalmente se tiverem filhos, pois irão dirigir com mais prudência.

E seria também mais barato do que alguém que usa o carro como trabalho, por exemplo, transporte de aplicativo (Uber, 99 Taxi, Ladydriver, entre outros aplicativos).

Outro ponto que influencia é onde você estaciona o carro, por exemplo, na sua residência você tem portão automático ou manual ou deixa o carro na rua?

Quanto usa para ir até o trabalho, você deixa em estacionamento fechado ou o veículo fica exposto estacionado na rua?

Veículos que são guardados em garagens (em casa ou no trabalho) têm uma cotação mais baixa no seguro pelo menor risco de serem roubados.

Quanto ao CEP de pernoite, normalmente corresponde ao CEP de residência do principal condutor, isso também influencia no custo porque determinadas regiões tem maior probabilidade de roubos/furtos e essa análise é feita pela seguradora.

Então, todos esses pontos acabam influenciando no custo final do seguro.

Importante ficar alerta que não adianta mentir em algumas questões só para baratear o seguro do carro, pois se houver algum sinistro e for preciso acionar o seguro, eles irão averiguar todas as informações e, se algo não estiver de acordo, eles podem negar a indenização.

As questões referentes ao carro também influenciam no valor do seguro auto, como, por exemplo, marcas, ano de Fabricação e se há rastreador e alarmes.

Marcas de veículos que são mais visadas pelos bandidos tendem a ter o preço do seguro mais alto. Assim como alarmes, bloqueadores e rastreadores ajudam a evitar roubos e furtos então quem os possui no veículo, pode ter um seguro mais barato.

Outro fator é o ano de fabricação, pois carros mais novos têm reposição mais cara, logo, o valor do seguro também será maior.

Agora vamos falar sobre as franquias e coberturas e como elas influenciam no preço do seguro do carro.

Em relação à franquia: quanto menor a franquia, maior o preço do seguro auto.

Franquia é o valor que você deve arcar caso haja algum sinistro e necessidade de acionar o seguro.

Por esse motivo, quanto menos você opta por pagar de franquia, maior será o valor do seguro.

Em relação às coberturas: há muitas opções e você pode escolher a que melhor se enquadra com o que deseja e com seu perfil financeiro.

O mais comum é contratar o seguro que chamamos de cobertura compreensiva que é a proteção total dos carros contra roubo e furto, incêndio, colisão e fenômenos da natureza.

Mas você pode optar por escolher um seguro mais barato que só tenha cobertura contra terceiros (nesse caso, se você causar uma batida, o seguro cobrirá os custos do conserto do carro que você bateu, mas não cobre os custos para arrumar o seu veículo).

Tem também opção só contra roubo e furto.

Como escolher o melhor seguro auto?

Têm muitas opções de seguradoras no mercado e você precisará escolher a que melhor lhe agrada, seja por marca forte, por já ter o seguro e ter sido bem atendido ou por qualquer outro motivo. Mas, tão importante quanto escolher a seguradora, é importante escolher um bom corretor de seguros, que te ampare sempre que precisar.

Não adianta ter um seguro numa seguradora conceituada, se na hora que precisar acionar o seguro você tiver que fazer tudo sozinho.

Caso algo aconteça, você já vai estar irritado e estressado e não deve se preocupar com mais essa “dor de cabeça” de ter que abrir o sinistro sozinho, ver locais que consertam o carro, se preocupar em acompanhar o processo até a resolução.

Isso é função do corretor de seguros que deve te apoiar e acompanhar tudo.

Portanto, escolha um bom corretor de seguros. Nós, da corretora Dablan, estamos prontos para te ajudar a escolher o melhor seguro e te ajudar em tudo!

Entre em contato conosco agora mesmo!

Para o cálculo do seguro, não é necessário sair de casa, tudo é feito online e as informações são passadas por Whatsapp, email ou ligação, o que você preferir.

 

Deixe um comentário