Quer reduzir custos de plano de saúde na empresa? veja 5 dicas!
Ultimamente os Planos de Saúde estão com valores relativamente altos, seja em planos individuais ou por adesão em alguma entidade ou conselho, como, por exemplo, OAB para advogados, APM para médicos, CRMV para veterinários, entre outros.
Um estudo realizado detectou que a maioria dos brasileiros não possui um plano de saúde. Esse número supera mais de 60% da população. Uma parcela dessas pessoas usa o SUS (sistema único de saúde).
Reunimos as principais dicas de como você pode contratar um plano de saúde com custos mais interessantes:
- Plano de saúde via empresa
Quando comparados aos planos individuais e por adesão aos conselhos, os planos de saúde empresariais saem muito mais em conta, em torno de 40% mais baratos.
Por conta disso, é muito vantajoso se você tiver algum CNPJ ou MEI com mais de 6 meses ativo para contratar o plano de saúde.
Pré requisitos para contratar Plano de Saúde pela empresa:
- Quando se faz um plano de saúde por empresa, basta ter um CNPJ ativo e se for MEI precisa ter no mínimo 6 meses ativo;
- Mínimo 2 vidas: sócios e dependentes (a maioria das Seguradoras aceitam somente marido/esposa e filhos como dependentes, mas há também operadoras que aceitam outros vínculos de parentesco como pais, irmãos, netos, sobrinhos, sogros, entre outros).
- Faça um estudo de mercado
A primeira dica de como reduzir o valor do Plano de Saúde é fazer um estudo de mercado.
Para isso, o seu corretor de seguros é peça fundamental nessa etapa.
O estudo de mercado é importante para saber como estão os custos de planos similares ao que você tem, para avaliar se é vantajoso migrar de Seguradora ou continuar onde está.
- Considere a Coparticipação
A coparticipação é um tipo de modalidade de Plano de Saúde no qual o custo mensal fica mais baixo se comparado ao que não tem Coparticipação, mas que há uma taxa adicional a ser paga cada vez que utiliza o plano com consultas, exames e internações.
Esse tipo de plano é muito difundido e adotado pelas empresas, pois elas oferecerem ao funcionário o benefício do Plano de Saúde, mas o funcionário arca com a taxa adicional quando ele utiliza o plano.
A coparticipação estimula a utilização do plano consciente visto que já que o funcionário irá pagar toda vez que usar o plano, irá repensar em ir ao médico ou ao Pronto Socorro por qualquer motivo e sim, só apenas quando é necessário.
Essa parte adicional que vem cobrando quando se utiliza o plano ainda compensa para o funcionário, pois é barato. Por exemplo, consultas giram em torno de R$20-30 o que é um valor bem abaixo do praticado do mercado se não tivesse Plano de Saúde e o funcionário tivesse que arcar de forma particular.
Por conta disso, traz benefícios tanto para as empresas, pois contratam um Plano de Saúde a um custo menor, como também para o funcionário, pois vai ter direito a um Plano de Saúde.
- Mude a Categoria de Plano de Saúde
Dentro das categorias podemos citar as mais comuns para redução de custos.
Alguém que tenha um Plano de Saúde a nível nacional, isto é, com atendimento em todos os estados brasileiros, mas nunca viaja pode contratar um plano regional que tem um custo muito inferior ao nacional.
Outra forma de reduzir o custo é mudar de categoria apartamento (quarto privativo) em caso de internação para categoria enfermaria (quarto coletivo).
A terceira forma de reduzir o custo é a que foi apresentada no item anterior, a coparticipação.
Para quem não usa excessivamente o plano e já possui os médicos de confiança que não atendem convênios, o Plano de Saúde com coparticipação é uma boa saída para reduzir o valor mensal.
- Tenha um corretor eficiente
Com um corretor antenado no mercado e competente, rapidamente ele conseguirá fazer um estudo e te direcionar para o melhor Plano de Saúde, respeitando sua condição financeira e preferências por Hospitais e Laboratórios.
Nós, aqui na Dablan Corretora de Seguros, podemos te dar todo o suporte necessário para você ter um estudo de mercado, avaliar custos, Hospitais que tem cobertura no plano e carências.
Como contratar um Plano de Saúde?
Entre em contato conosco agora mesmo!
Fazemos rapidamente a avaliação de custo versus hospitais e laboratórios que você tem preferência para alinharmos qual é o melhor plano de saúde para você e sua família.
Todo o processo de contato, contratação e envio de documentos pode ser feito online via email e Whatsapp então você não precisa se locomover até nossa corretora se não quiser para assinar o contrato fisicamente.
Temos uma equipe especializada e pronta para te atender e tirar todas as suas dúvidas.
Se você já possui um plano de saúde e está pensando em mudar para outro, não deixe de ver as dicas abaixo que preparamos.
Dicas para considerar antes de mudar de Plano de Saúde:
- Espere o fim do contrato para mudar de Plano de Saúde para evitar multas de rescisão antes do prazo.
- Verifique se não há nenhuma colaboradora gestante ou em fase de tratamento. Pensar nos funcionários é um ato de retribuição pelo bom trabalho dele na empresa e que deve ser levado em conta na hora da mudança de plano de saúde.
- Avise todos os funcionários que o Plano de Saúde da empresa irá mudar para que ele se programe com as consultas e exames.
- Fique atento às carências. Seu corretor é a melhor pessoa para te orientar em relação a isso. Se tiver casos de idade avançada ou de doenças, é importante saber quantos dias haverá de carência para tomar a decisão de mudar de Plano de Saúde.
- Cuidados com as datas de migração de plano de saúde: Para migrar de plano, não basta apenas assinar o contrato, é preciso pensar sobre as datas de fim e início do plano. Case as datas junto com seu corretor de seguros para que não haja duplicidade de pagamento dos planos de saúde, ou seja, o boleto do plano novo só chega após o último dia no plano antigo.
Deixe um comentário