Diversidade e inclusão nas empresas: empatia e respeito
A Diversidade e Inclusão são importantes porque revelam perspectivas e experiências distintas o que contribui para formar pessoas mais preparadas para lidar com os desafios do dia a dia.
É importante contratar colaboradores com diferentes pensamentos, culturas, etnias, opiniões e deficiências, pois permite que a empresa se torne mais ampla e com novas visões e percepções. Além disso, traz muitos benefícios para a empresa e para os colaboradores.
Regras básicas para alcançar a Diversidade e a Inclusão em qualquer empresa:
- Igualdade de oportunidades para diversidade (não discriminação em processos de recrutamento e seleção),
- Empatia (se colocar no lugar do outro);
- Ambiente respeitoso (local de trabalho precisa ser seguro e saudável),
- Educação para todos (educar toda a equipe em relação ao respeito),
- Desenvolvimento profissional (apoiar ações de capacitação de membros e a qualificação profissional).
Qual a diferença entre diversidade e inclusão?
Diversidade:
Diversidade é o conjunto de características e identidades que faze cada indivíduo ser único.
Nós somos únicos, pois possuímos identidades diferentes e características próprias que formam quem somos.
A diversidade vai muito além da contratação de pessoas com diferentes origens, gêneros, raças, etnias, orientações sexuais, deficiências, classe social e idades, rompendo padrões tradicionais e ensinando a não ter preconceito.
Quando falamos em diversidade, também falamos sobre pessoas com as mesmas características, ocupando a mesma vaga/cargo, mas que possuem áreas de formação diferentes. Isso agrega muito à equipe, pois cursos diferentes trazem experiências de vida diferentes e carregadas de novas perspectivas.
Tão logo as admissões acontecem, as mudanças já podem ser percebidas. Melhora o local de trabalho e torna o ambiente mais propício à criatividade.
5 principais grupos de diversidade: Idade, Gênero, Orientação Sexual, Etnia e PCD
Idade:
A diversidade etária faz construir times com pessoas de diferentes gerações. Isso é muito importante porque traz a visão de mundo e experiência profissional de cada um. Essas experiências agregam valor, melhoram a convivência e permitem a troca de aprendizado. Diferentes pontos de vista são colocados na mesa e ajuda a ampliar a
criatividade.
Gênero:
Na questão de gêneros é importante mesclar os times de trabalho entre homens e mulheres.
Orientação Sexual:
Orientação Sexual pode ser definido como formas de atração afetiva e sexual de cada um, isto é, uma pessoa não opta por ser heterossexual ou homossexual.
- Heterossexual ou heteroafetivo: quando uma pessoa se atrai por um gênero diferente do seu, por exemplo, relacionamentos entre homens e mulheres.
- Homossexual ou homoafetivo: quando a atração ocorre entre pessoas do mesmo gênero. Nessa categoria estão as lésbicas (atração e relacionamento entre mulheres) e os gays (atração e relacionamento entre homens).
- Bissexual ou biafetivo: quando a pessoa se sente atraída pelos dois gêneros, tanto feminino quanto masculino.
- Assexuados: são aqueles que não possuem interesse e nem se sentem atraídos por nenhum dos gêneros.
É promover a equidade entre todos do time e fazer prevalecer o respeito dentro da organização. Para isso, podemos contratar profissionais LGTBQ+ como lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuis, intersexuais e outros. Muitos ainda não se sentem confortáveis em expor a orientação sexual pelo preconceito que ainda reina sobre as empresas e, por isso, é importante a inclusão.
Etnia:
Diversidade étnica é reunir pessoas de povos com diferentes identidades. Cada povo tem sua cultura própria, costumes, origem, língua, história, experiências e semelhanças físicas, o que agrega conhecimento diferenciado para a empresa.
PCD:
PCD é a sigla para pessoas com deficiência, independente se for deficiência visual, auditiva, mental, física ou múltipla (quando possui duas ou mais deficiências).
Entende-se por deficiência física um comprometimento da função física, como paraplegia, tetraplegia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, deformidades congênita ou adquirida, entre outros.
A deficiência auditiva pode ser a perda bilateral, parcial ou total da audição.
A deficiência visual refere-se à cegueira ou pouca visão.
Temos ainda por definição, a deficiência mental que compromete comunicação, o cuidado pessoal, as habilidades sociais, a utilização dos recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.
Existe uma Lei (art. 93 da Lei nº 8.213/91), mais conhecida como Lei de Cotas que prevê que empresas com 100 ou mais colaboradores tenham entre 2 e 5% de funcionários com deficiência. A partir dessa Lei, algumas empresas contratam pessoas com deficiência apenas para cumpri a Lei. Porém, esse é o maior erro que as empresas
podem cometer.
A Lei prevê exatamente o estímulo da contratação dos deficientes para inclusão deles no mercado de mercado, pautada na valorização da pessoa, em suas capacidades profissionais e dos seus talentos, não apenas baseando nas suas limitações.
O apoio da equipe é fundamental.
Inclusão
Inclusão se refere ao respeito e a valorização dessas características individuais e únicas.
No trabalho, ser inclusivo significa criar estratégias para acolher e respeitar as diversidades para garantir que os profissionais tenham oportunidades iguais de crescimento, se sintam confortáveis no ambiente de trabalho e assim, prosperem dentro da empresa.
Impreterivelmente, para haver inclusão é necessário, acima de tudo, ter respeito.
Apesar de serem duas palavras com definições distintas, elas estão intimamente ligadas.
Isso acontece porque a combinação das duas que nos permite participar, de fato, construir uma sociedade — e um mercado de trabalho — mais justo.
Quando falamos apenas em Diversidade, damos representatividade aos indivíduos diversos, mas quando falamos em Inclusão, eles se sentem seguros e podem ter as mesmas chances de desenvolvimento e promoção que todos os outros do time.
Por que falamos sobre Diversidade e Inclusão nas empresas?
É uma questão de Justiça Social e Direitos Humanos. Direito que todos têm de ingressar no mercado de trabalho, direito de oportunidade de promoção independente da cor, de ser mulher ou homem e das características pessoais.
São inúmeros os benefícios tanto para os colaboradores, quanto para os negócios da empresa.
A Diversidade impacta positivamente a cultura e reputação. Amplia inovação e rentabilidade. Gera mais talentos, produtividade e baixo turn over (substituição de colaborador) nas empresas.
Quem trabalha no RH (Recursos Humanos) precisa preparar o ambiente para receber os novos colaboradores, por exemplo, com mesas e banheiros adaptados no caso de deficientes físicos.
Por fim, Empatia e Respeito são as palavras chaves que conduziram esse texto e que precisamos levar para toda a Vida.
Deixe um comentário