Como funciona a migração de planos de saúde sem carência? - Seguros Dablan Seguros Dablan
× Home Quem Somos Seguros Blog Contato
WhatsApp: (11) 96335-0966 contato@dablan.com.br
Como funciona a migração de planos de saúde sem carência?

Como funciona a migração de planos de saúde sem carência?

By seguros-dablan 16 de julho de 2021 Plano de Saúde

Uma dúvida muito comum entre os brasileiros é sobre o período de carência quando há migração entre os Planos de Saúde.

Primeiramente vou explicar o que é carência.

Período de carência é o tempo que você não pode utilizar o convênio, mesmo já estando ativo na seguradora, com número de carteirinha e com os pagamentos do plano em dia.

Em outras palavras, carência é tempo que você precisa esperar para poder começar a usar o plano, seja em consultas, exames, cirurgias, internações ou qualquer outro procedimento.

Como funciona a migração entre planos sem carência?

Para não precisar cumprir carência, você precisa necessariamente possuir já um plano de saúde há pelo menos 12 meses.

Nesse caso, você já irá ter cumprido as carências e não será necessário cumpri-las novamente.

Uma dica quando for migrar de plano é escolher um bom corretor de seguros para te assessorar nesta questão de migração sem carências.

Para ocorrer a migração de plano de saúde sem carência basta comprovar que você possui plano atualmente há mais de 12 meses.

Você pode comprovar com a foto da carteirinha do plano atual (seja carteirinha física ou digital retirada do aplicativo do convênio) e a Carta de Permanência que irá mostrar exatamente seus dados e o dia em que você iniciou o plano.

Outra forma de não precisar cumprir a carência é ser admitido em uma empresa. Para planos empresariais com mais de 30 funcionários há isenção de carência, ou seja, se uma empresa de médio/grande porte admitir um funcionário e incluir ele no convênio médico em menos de 30 dias, ele entra sem carência.

Dúvidas sobre Plano de Saúde?

Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo

É possível quebrar carência de plano de saúde?

Sim!!

Apesar de precisar ter 12 meses de convênio médico para zerar as carências quando for migrar de plano para outra operadora ou seguradora por custo ou atendimento, algumas operadoras abrem uma exceção e reduzem as carências para quem está há pelo menos alguns meses com convênio médico.

Obviamente não irá zerar as carências, pois esse é um benefício para quem já possui plano de saúde há mais de 1 ano, mas se você tiver um plano de saúde, por exemplo, há 6 meses e quiser mudar de plano por qualquer motivo, dependendo da operadora que você escolher, você consegue ir com as carências reduzidas. Ou seja, terá que cumprir carências, mas menos do que se não tivesse nenhum plano de saúde.

Tenho plano de saúde há mais de 12 meses, não terei carência para nada?

Errado!

Mesmo você já tendo cumprido as carências no plano atual, quando for migrar de plano terá que obrigatoriamente cumprir 2 carências, são elas:

  • Parto – 300 dias
  • Doenças já diagnosticadas antes de contratar o convênio – 720 dias (24 meses)

Por que existem carências nos planos de saúde?

A carência se justifica para garantir a condição de prevenção de doenças e não apenas tratamento delas. Se não existem carências, possibilitaria a contratação do plano de saúde para doenças já diagnosticadas e isso não seria interessante para as seguradoras, pois iria inviabilizar o mercado de planos de saúde.

O Seguro Saúde funciona exatamente para privilegiar quem contrata o convênio médico ainda saudável, pois se você contratasse apenas quando já tivesse uma doença diagnosticada e ainda não tivesse carência, as seguradoras não se sustentariam e teriam apenas prejuízo.

Nesse contexto fictício, só iria contratar o convênio médico quem descobrisse alguma doença para fazer todo o tratamento pelo Plano de Saúde já que de forma particular é muito mais caro.

Há tratamentos que exigem apenas exames de controle, mas há outros em que é necessário realizar cirurgias, dias de internação, exames de alta complexidade e tudo isso têm um custo.

Portanto, as seguradoras teriam prejuízos se não houvesse o período de carência.

Quanto tempo é a carência de plano de saúde?

Cada Seguradora e Operadora coloca um período específico para exames e consultas, mas por Lei, pela Agência Nacional de Saúde (ANS), todas as seguradoras de Planos de Saúde precisam cumprir limite máximo de:

  • 24h para Urgências (acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional) e Emergências (risco à vida)
  • 300 dias para parto
  • 24 meses para CPT (doenças já diagnosticadas antes de contratar o convênio)
  • 180 dias para demais procedimentos

Sendo assim, algumas operadoras podem estabelecer seus próprios períodos de carência, desde que não exceda o que está preestabelecido pela ANS.

Por que eu mudaria de plano de saúde?

Muitas pessoas fazem cotações para migrar de plano de saúde por custo ou atendimento.

Então se o reajuste veio alto ou se a prestação está alta, é necessário fazer cotações e estudo de mercado para ver se há opções mais em conta.

Outra questão é em relação ao atendimento, se você está em uma seguradora e não está satisfeito com o atendimento ou quer ampliar a rede de atendimento em determinados hospitais, a migração de plano também é uma boa opção.

Nós, da corretora Dablan, temos uma equipe especializada e pronta para te atender!

Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo

Congêneres

Outra questão muito importante referente à compra de carência e migração com carência zero para outra operadora/seguradora é em relação a planos compatíveis e verificar se a operadora que você está migrando faz parte da lista de congêneres.

Congênere é nome dado para operadoras diferentes das que você possui o convênio. Por exemplo, se você tem um plano de saúde da Amil, são chamadas de congênere: a Sulamerica, Bradesco, Notredame Intermedica, Allianz, Unimed Seguros, Central Nacional Unimed, Prevent Senior, Omint, Sompo, Porto Seguro, Care Plus, entre outras.

Seu corretor de seguros é a melhor pessoa para te orientar em relação à lista de congêneres e planos compatíveis.

Se você tem um plano atualmente há mais de 1 ano, mas sua operadora não faz parte da lista de congêneres, não tem como zerar as carências e você entrará no novo plano com todas carências de consultas, exames, internações e outros procedimentos.

Então verifique junto com seu corretor a lista de congêneres e quais operadoras compram as carências.

Dúvidas sobre Plano de Saúde?

Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo

Idade

Outra questão muito importante que deve ser levada em consideração é em relação às idades das pessoas que estão entrando no plano de saúde, pois algumas seguradoras/operadoras aceitam entrar no convênio, mas limitam a compra de carência para determinadas idade.

Muito importante ter um corretor de seguros que te auxilie e tire todas suas dúvidas caso tenha alguém com idade avançada na apólice de saúde.

 

Deixe um comentário