O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional é um Seguro que tem por foco a garantia de erros, atos e omissões que geram algum dano e, portanto, prejuízo a um terceiro. Ou seja, alguma falha inconsciente que gerou dano ouprejuízo ao seu paciente.
As coberturas garantem as perdas financeiras associadas à responsabilidade atribuída ao profissional, em consequência de falhas na prestação de serviços como erros e aos custos de defesas de ações judiciais, danos morais e restituição de imagem.
Todos os profissionais que prestam serviços a clientes estão sujeitos a reclamações como Médicos, Advogados, Contadores, Engenharia, Designers de Interiores, Agentes de Viagem e/ou a Agências, Empresas de Tecnologia, Veterinários, entre outras profissões.
O Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RC Profissional) indeniza o prejuízo do cliente, limitado ao valor que o profissional contratou na cobertura do seguro.
RC Profissional então te protege e é um respaldo contra danos e prejuízos que você, por ventura, gerar a algum cliente ou paciente.
Neste texto vamos falar apenas sobre o Seguro para Médicos e Profissionais da Saúde.
Médicos e Profissionais da Saúde como Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Ginecologistas, Ortopedistas, Psiquiatra, Pediatria, Dermatologistas, Clínicos, Cirurgiões, Anestesistas, Cardiologistas, entre outros.
EXEMPLOS DE ERROS NA ÁREA MÉDICA:
Cirurgia em membro ou órgão errado, Realização de Cirurgias Desnecessárias, Diagnósticos equivocados, Deixar um instrumento Cirúrgico dentro do Paciente, Erro em Transfusões de Sangue, etc.
Serviços Profissionais para Médicos e Outros Profissionais da Saúde Ampara o profissional por qualquer Ato que cause dano e/ou prejuízo ao terceiro na realização de seus serviços voltado para área da saúde.
Coberturas Básicas:
Falha Profissional:
Perdas decorrentes de Ato, Erro ou Omissão (lucros cessantes, Danos Corporais e Danos Materiais)
Dano Moral Relacionados a uma reclamação. O terceiro faz uma reclamação pela falha ou erro do profissional. Se a reclamação for qualificada como negligência, ação ou emissão inerente à prática profissional de responsabilidade do Segurado (profissional), a cobertura de Dano Moral, se contratada no seguro, indeniza o terceiro.
Custos de comparecimento ao tribunal Verba para sócios, conselheiros, diretores e outros. Essa cobertura de custos
de comparecimento ao tribunal é uma cobertura que reembolsa as despesas necessárias para comparecer ao julgamento.
Custo de restituição de imagem Contratação de profissionais de Relações Públicas. Essa cobertura cobre os custos de restituição da imagem do segurado (profissional) devidas a uma reclamação.
Custos de Defesa Custas Judiciais e demais despesas referentes a uma Investigação, Defesa ou Recurso relacionando a uma Reclamação.
Outras coberturas:
Ato do Bom Samaritano Esse seguro protege o segurado diante de reclamações por ter agido em uma situação de emergência médica ou acidente em que o profissional esteja presente por acaso, fora do seu horário de expediente ou fora do seu âmbito de atuação. Por exemplo, um médico que está viajando com a família, se vê em uma situação de emergência médica quando um hóspede passa mal. Ele, como médico, deve prestar socorro. Porém, se algo der errado, mesmo estando fora do horário de trabalho, ele pode ser processado e esta cobertura serve exatamente para cobrir esses casos.
Responsável Médico
Cobertura para cobrir reclamações de pacientes por ele ser o Responsável Médico pelo Segurado, exclusivamente na(s) entidades devidamente mencionadas(s) nas especificações.
Entende-se por Responsável Médico o Profissional da área da saúde que ocupe ou tenha ocupado cargo ou exerça ou tenha exercido função de direção, chefia, ou supervisão de serviços profissionais na área da saúde, tais como
diretor clínico, diretor técnico, médico responsável ou cargos ou funções a estas assemelhadas.
Chefe de Equipe
O chefe de Equipe é aquele que comanda e da orientação com o objetivo de ajudar o paciente a se curar ou tratar a enfermidade.
3 Fatores Importantes ao Contratar o RC Profissional:
Limite da cobertura:
Não adianta fazer um seguro com cobertura pequena apenas para ter o seguro. O valor da cobertura precisa ser capaz de cobrir as indenizações judiciais. Aqui em termos de RC Médico e Profissionais da Saúde o ideal é no mínimo R$300.000.
Enquadramento das Especialidades:
Quando você for fazer seu contrato de Seguro precisará especificar com quais especialidades você trabalha.
Por exemplo, se você é um Ginecologista e também Obstetra. Se você não assinalar opção de Cirurgia Obstétrica no ato do contrato, todos os erros, atos e omissões que você cometer dentro da Obstetrícia não estarão cobertos pelo
seguro.
Para ter cobertura de todas as atividades amparadas da Obstetrícia vocêprecisa assinalar a opção Ginecologia com Obstetrícia. Isso se aplica também a todas as Especialidades.
Retroatividade:
Quando for contratar, pode ter cláusula de Retroatividade. Recurso opcional para estender cobertura para atos, erros e omissões que aconteceram antes do seguro e que só estão sendo cobrados agora.
A contratação da retroatividade é um pouco mais caro porque você vai estar contratando um seguro anual e mais os anos que passaram, seja 1, 2, 5 anos.
Essa cobertura só está disponível em casos de Renovações. Para Seguros Novos essa cobertura não está disponível.
Data Limite de Retroatividade: Data do início ou anterior à vigência da primeira apólice, levando em conta apólices anteriores. Ou seja, garante cobertura para eventos mesmo que tenham ocorridos antes da apólice atual.
Porém, essa cláusula só é válida desde que não haja interrupção ou cancelamento das apólices. É muito importante renovar a sua apólice dentro do prazo. Essa cláusula só está disponível em casos de renovações.
Prazo Complementar: É o prazo adicional concedido pela seguradora para a apresentação de Reclamações de terceiros ao Segurado. O prazo se inicia a partir do último dia de vigência da apólice, seja por não renovação ou pelo cancelamento da apólice. O prazo complementar é gratuito, então o segurado não precisa pagar nada extra para ter essa cobertura. O fato da reclamação precisa ter ocorrido quando a apólice ainda estava vigente e ativa.
Prazo Suplementar: O prazo suplementar pode ser contratado pelo cliente após o fim do prazo complementar. Nesse caso, o fato da reclamação pode ocorrer após o prazo complementar. Se o segurado contratar esta cláusula, terá cobertura. Esta cláusula não é gratuita igual ao prazo complementar, o segurado deve pagar um custo adicional para
contratar a cobertura de prazo suplementar.
Clausulado:
As cláusulas mudam entre as Seguradoras, como, por exemplo, o valor da franquia.
A franquia é o valor que você tem que pagar caso precise acionar o Seguro.
Seu Corretor de Seguros, como nós, podemos te ajudar a escolher a melhor seguradora para você.
Então resumindo, o Seguro de Responsabilidade Civil é um seguro que garante a indenização por danos ou prejuízos causados involuntariamente a terceiros.
O que o Seguro não cobre?
- Ausência de licença ou registro profissional;
- Produtos;
- Atos ilegais e proibidos;
- Promessa de Resultado;
- Insatisfação não decorrente de ato culposo.
Deixe um comentário