Hábitos Saudáveis
A Porto Seguro fez uma live no seu canal do Youtube no dia 29 de Abril de 2021 e convidou o Dr. Fernando Gomes para uma conversa sobre Hábitos Saudáveis.
Dr. Fernando Gomes é Médico Neurocirurgião e Neurocientista focado no Comportamento Humano.
Como incorporar hábitos saudáveis no dia a dia?
Primeiramente precisamos entender que é necessário incorporar hábitos saudáveis para ter uma vida plena, feliz e mais leve.
Quando falamos em Saúde, não tem como não falar em hábitos diários e em qualidade de vida pra termos mais vida.
O doutor explica que Saúde não é só ausência de doença, mas também é bem estar biológico, físico, social e psicológico.
Saúde tem correlação muito grande com hábitos do cotidiano e o mote “Prevenir é melhor do que remediar” se encaixa perfeitamente nessa questão.
Ele cita que alguns assuntos foram deixados em segundo plano em meio à pandemia.
Doenças de conhecimento atual que poderiam ser tratadas e revertidas, como, por exemplo, infarto do miocárdio ficaram em segundo lugar, pois toda a atenção está voltada para o novo Coronavírus e o medo de ir ao Hospital e se contaminar domina a população. Então essas doenças acabam sendo deixadas de lado até pelos próprios pacientes e acabam se agravando.
Na mesma linha do pensamento cima, Doenças Crônicas como câncer, renal crônico ou transplantado tiveram impacto na interrupção do tratamento.
A Saúde Mental começou a ser assolada pelo pânico de outras pandemias passadas que também deixou muitas mortes, mas também por ser algo que nossa geração nunca viveu e que agora certos hábitos fazem parte do nosso cotidiano. Exemplos disso são o distanciamento social, o uso de máscaras e qual é melhor, a higiene e cuidado de não
levar a mão à boca, olhos e nariz e medo de pegar o Coronavírus e ter complicações graves.
Esse é o cenário atual em que estamos vivendo.
Muito importante entender o que é qualidade de vida e diferenciar de saúde.
Qualidade de vida não é padrão de vida. Qualidade de vida pode ser entendido como ser, já o padrão de vida é o ter. O ideal é ter equilíbrio entre os dois.
Qualidade de vida comprometida gera estresse que pode se tornar crônico e levar à baixa imunidade, alteração no metabolismo, alteração no sono e humor.
Estresse não balanceado leva a má qualidade de vida.
Podemos ajustar hábitos para controlar isso.
5 áreas principais (estrela de 5 pontas):
- Trabalho e Estudos;
- Lazer;
- Relacionamentos e Família;
- Saúde Física;
- Saúde Financeira.
Não podemos olhar apenas para um aspecto e colocar energia só nele porque se assim o fizer, as outras áreas ficam defasadas.
Certamente haverá épocas em nossas vidas que vamos colocar mais foco em algum desses 5 tópicos dependendo da fase e condição que estamos vivendo, como, por exemplo, um jovem irá focar mais em trabalho e estudos se comparado a alguém que já está estabilizado.
Assim como para pessoas com dificuldade financeira, a questão da saúde financeira irá chamar mais atenção.
Porém, qualidade de vida é prestar atenção e contemplar todos esses aspectos. Não adianta só pensar no trabalho e deixar de lado o lazer porque uma hora isso trará consequências.
Como entender na prática se existe um comprometimento na qualidade de vida?
Importante notar se há um equilíbrio entre os 5 tópicos mencionados.
Isso pode ser facilmente identificado colocando literalmente no papel.
Pegue uma folha de papel e faça uma estrela de 5 pontos e em cada ponta da estrela, escreva cada um dos 5 pontos: Trabalho e estudos, Lazer, Relacionamentos e Família, Saúde Física e Saúde Financeira.
Dê uma nota para cada um desses pontos.
Veja se todas as notas estão equilibradas e se você não está colocando muita energia e focando em apenas poucos pontos.
Levando em consideração o aspecto físico, têm hábitos que podem te ajudar a ter um estilo de vida mais saudável.
Para explicar esse conceito, vamos usar a palavras ASAS.
A de atividade física
S de sono reparador
A de alimentação saudável
S de sonhos
Vamos falar um pouco de cada uma delas a seguir.
Atividade Física: a prática de atividade física diária é benéfica para o corpo físico.
Exercícios aeróbicos estimulam a musculatura do coração e parte cardiovascular como caminhadas, corridas, natação, pular corda, polichinelos, pedalar, entre outros. Porém, não podemos deixar de lado os exercícios de força que ajudam a musculatura como a musculação com peso ou o próprio peso do corpo e os alongamentos que ajudam na mobilidade. Os três exercícios relacionados e praticados regularmente auxiliam no bom humor, melhor concentração e memória.
Sono reparador: O sono acaba sofrendo alteração pelos hábitos rotineiros do dia a dia com muito acesso à informação pelos celulares com estimulação visual e auditiva. P que pode ajudar é evitar ingerir alimentos e bebidas estimulantes próximos à hora de dormir porque pode prejudicar a qualidade do sono.
Alimentação Saudável: dieta com azeite, pouca fritura, pouco carboidrato, mais carne branca do que vermelha é mais saudável.
Sonhos: aqui falamos em sonhos relacionados à metas, não sonhos que temos ao dormir. É importante colocar metas e objetivos na vida para para progredir e perceber sua evolução e, dessa forma, se alimentar do próprio progresso.
Então, através do método ASAS, temos um método de vida saudável que todos podem aplicar e seguir na vida.
Saúde Mental precisa ser levada em consideração. Como fazer isso?
Temos três pilares que sustentam a Saúde Mental: Inteligência Emocional, Inteligência Intrapessoal e Inteligência Existencial.
Inteligência Emocional: é capacidade de suportar postergar um prazer sabendo que no futuro colherá os frutos muito melhor.
Inteligência Intrapessoal: é uma conversa com você mesmo para entender e perceber o que te faz feliz e o que te deixa triste. Isso muda de pessoa para pessoa.
Inteligência Existencial: se conectar com o que você entende por fé seja por religião, energia, pela meditação ou qualquer outra atividade.
Esses 3 pilares são essenciais para alcançarmos uma boa saúde mental.
Para atingir a Saúde Mental também precisamos falar dos vícios que devem ser evitados, como tabaco, alta ingestão de bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, sedentarismo e autosabotagem que nos fazem não sair da zona de conforto.
Quando você deve procurar um profissional?
Aqui podemos citar 2 aspectos: Existência Física e Mental.
No âmbito Físico podemos citar situações em que você sentir dor ou alguma disfunção.
Já no aspecto Mental, pode-se ter prejuízos causados por estresse, ansiedade, insônia, burnout (esgotamento profissional), pânico, alterações no hábito alimentar seja por comer mais ou menos, baixa auto estima e depressão.
Se você detectar alguma dessas questões, não deixe agravar, procure ajuda para conseguir ter uma boa qualidade de vida.
Deixe um comentário