Saúde da Mulher - Seguros Dablan Seguros Dablan
× Home Quem Somos Seguros Blog Contato
WhatsApp: (11) 96335-0966 contato@dablan.com.br
Saúde da Mulher

Saúde da Mulher

By seguros-dablan 21 de maio de 2021 Plano de Saúde,Saúde da Mulher

Você se previne de câncer de colo de útero? Saiba os cuidados que toda mulher deve ter para prevenir

Quando pensamos no cuidado da mulher, sempre vem à mente cuidados ligados à saúde reprodutiva, como cuidados no pré-natal e no parto. Porém, também é importante lembrar que há outros cuidados como a prevenção dos cânceres de colo do útero e de mama, vacinas específicas, prevenção de doenças fáceis de curar.

A Médica Ginecologista, Raquel Autran, é responsável pela divisão de gestão do cuidado da Maternidade Escola Assis Chateubriand, em Fortaleza, no Ceará separou algumas dicas para cuidados da saúde feminina.

Qual a importância da mulher se cuidar?

Raquel comentou a importância das consultas e idas ao médico. É de suma importância ir ao médico, fazer anamnese completa, ser examinada pelo médico e fazer os exames de check up anuais que ele solicitar como exames de sangue, mamografia, Papanicolau e outros que ele julgar necessário.

No exame físico e nos exames de check up, o médico consegue rastrear neoplasias e outros tipos de doenças com o intuito de prevenir o agravamento e tratar possíveis doenças que venham a surgir.

Quais as recomendações de rotina para a mulher?

A primeira coisa é estar com a vacinação em dia. A mulher possui um calendário de vacinas que as acompanham ao longo da vida.

Há várias doenças que são prevenidas com as vacinas.

Temos, por exemplo, a vacina de HPV que previnem câncer de colo de útero. Há também a vacina da H1N1 que se não tomar pode acarretar casos graves em gestantes, Hepatite B, entre outras.

Outra recomendação é a prática de atividade física conjuntamente com uma dieta adequada e equilibrada. Quanto antes você começar a se exercitar, menos chance de doenças relacionadas ao cálcio terá como a osteoporose.

Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar doenças.

Quais os cuidados para quem quer engravidar?

Quem quer se preparar pra engravidar é importante afastar doenças infecciosas e checar se não há nenhuma doença crônica pré-existente. Assim, você cuida não só da paciente gestante como também do filho.

Por isso, para preparar o corpo para receber um filho é preciso de uma boa anamnese, exercício físico, peso controlado, índice de massa corpórea e check up de prevenção de doenças como diabetes pré natal, pressão, doenças infecciosas como sífilis, HIV, problemas na tireóide, entre outras. Tudo isso contempla uma gravidez mais segura para a mulher.

O cuidado com peso, dieta e atividade física desde a adolescência é importante para prevenir doenças cardiovasculares e osteoporose.

Métodos Contraceptivos:

Principalmente quando a adolescente/mulher ainda não usa nenhum método contraceptivo é importante fazer uma consulta com anamnese completa avaliando nível de eficácia, idade da paciente, projeção de gravidez e será uma escolha conjunta entre paciente e médico.

O médico precisa explicar todos os métodos e prós e contras de cada um levando em consideração o risco x benefício.

Há diversos métodos no mercado hoje que não somente servem para evitar a gravidez, mas também para evitar Doenças Sexualmente Transmissíveis, ou seja, doenças eu podem passar pelo ato sexual.

Método permanente: Laqueadura

Métodos provisórios: hormonais via pílula, implantes, DIU e preservativos (camisinha).

Doenças

Ter uma saúde em dia também significa prevenir doenças.

A detecção precoce possibilita maior chance de cura e de sobrevida para as mulheres.

As mais frequentes são: Câncer de mama, Câncer de colo de útero, Ovário policístico, Cistite, Corrimentos vaginais atípicos, Osteoporose, Endometriose, Mioma uterino, HPV.

Mantenha contato constante com seu médico e agende uma consulta para fazer o check up e se prevenir.

Portanto, agora trago um resumo de tudo que foi conversado nesse texto.

  1. Quais são os cuidados essenciais da mulher?

Fazer exames periodicamente

É fácil rastrear algumas doenças como câncer de colo de útero e câncer de mama.

Os exames recomendados é a palpação das mamas pelo médico, coleta do exame Papanicolau e exame de mamografia.

  1. Escolher o melhor método contraceptivo

Para prevenir uma gravidez precoce ou não planejada, há diversos métodos contraceptivos. Os mais comuns são: pílulas hormonais, hormônios por implantes, DIU e preservativos feminino e masculino (camisinha).

  1. Cuide da sua saúde mental

Identificar precocemente sintomas psíquicos é fundamental e pode ajudar a tratar o problema mais facilmente.

Não fique com vergonha de pedir ajuda profissional!

O profissional irá saber te orientar e te ajudar da melhor forma possível.

  1. Ficar atenta à menopausa

A menopausa é um declínio natural dos hormônios reprodutivos quando uma mulher atinge entre 40 e 50 anos. É necessário ter o acompanhamento de um ginecologista.

Dentre os principais sintomas da menopausa estão: ondas de calor, alterações do sono, da libido e do humor e possível atrofia dos órgãos genitais.

  1. Tenha um estilo de vida saudável

Boa alimentação e praticar exercícios físicos é imprescindível. Além do bem estar físico e mental que essas atividades geram.

  1. Sexualidade

Quando falamos em sexualidade, logo pensamos em tudo que essa palavra engloba como prazer, desejo e amor.

Identificar pontos de prazer e exercício da sexualidade é importante em todas as idades.

A cada ciclo da vida, a mulher tem novas vivências e experiências da sua sexualidade que vão mudando com o passar dos anos.

Na adolescência, por exemplo, há o tão temido aparecimento de espinhas, crescimento das mamas, dos pelos pubianos e falar da sexualidade ainda é um tabu.

É fundamental ter educação sexual nas escolas e também o aprendizado em casa com os pais acerca desse tema.

Já na menopausa, por exemplo, as mulheres podem apresentar algum desconforto nas relações sexuais com penetração vaginal por causa do ressecamento vaginal e hipotrofia dos tecidos genitais. Os ginecologistas recomendam, nestes casos, medicamentos e procedimentos que revitalizam a área.

  1. Planeje sua gestação

O momento da decisão de ter um filho é muito marcante para os pais.

E esse planejamento reprodutivo é importante para a saúde das mulheres. Ele contribui para uma prática sexual mais saudável, possibilita o espaçamento dos nascimentos e a recuperação do organismo da mulher após o parto, melhorando as condições que ela tem para cuidar dos filhos e para realizar outras atividades.

O acompanhamento pré-natal auxilia no desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna.

A opção por não ter filhos também deve ser respeitada, livre de preconceitos e crenças.

Fonte: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/54096-pausa-para-saude-saude-da-mulher-2

Editado por Gabriela Dablan

Deixe um comentário