Sabemos que o reajuste nos valores dos planos de saúde é uma questão que sempre preocupa nossos clientes e, por consequência, traz muitas dúvidas. Por isso, separamos abaixo algumas dúvidas que costumam aparecer sobre o assunto e buscamos esclarecê-las.
Tire todas as suas dúvidas agora
Quais reajustes são aplicados sobre o valor do plano de saúde?
Para os planos individuais e para pequenas e médias empresas há 2 (dois) tipos reajustes: o anual e o por faixa etária. Em contrapartida, para grandes empresas (acima de 100 vidas) não é aplicado o reajuste por faixa etária, o método de ajuste é feito com base no reajuste anual e sobre a sinistralidade da apólice.
O que é sinistralidade?
O sinistro é o quanto a empresa utilizou os serviços médicos, sejam eles consultas, exames, internações ou qualquer despesa médica. Ele é mensurado em % e quanto menor o uso, menor a sinistralidade, portanto menor é o reajuste.
Por que tem reajuste anual?
Anualmente, os serviços oferecidos pelo plano de saúde, como honorários profissionais, exames e consultas, sofrem um aumento de preço. Assim sendo, o reajuste anual do plano acontece para suprir esse aumento de gastos, mantendo o sistema funcionando. Esse ajuste no valor é, portanto, baseado no índice de Variação de Custo Médico-Hospitalar (VCMH) e é aplicado a partir do mês de aniversário do contrato.
Por que tem reajuste por faixa etária?
Com o envelhecimento é comum que as pessoas façam maior uso dos serviços de saúde. Logo, é necessário que o plano de saúde faça um ajuste sobre os valores cobrados de acordo com a faixa etária para conseguir coordenar todos os gastos com eficácia.
E quais são as faixas etárias?
As faixas etárias são classificadas de 0 a 18 anos, 19 a 23 anos, 24 a 28 anos, 29 a 33 anos, 34 a 38 anos, 39 a 43 anos, 44 a 48 anos, 49 a 53 anos, 54 a 58 anos e 59 anos ou mais. No total, então, são 10 (dez) faixas.
Quando se aplica o reajuste por faixa etária?
Esse reajuste acontece no mês em que o beneficiário faz aniversário e muda a faixa etária.
Mais observações relevantes:
- O reajuste só deve ser feito a partir do mês de aniversário do contrato;
- O reajuste anual do valor pago pelo plano e os aumentos decorrentes da mudança de faixa etária são diferentes e por isso são independentes;
- Quando for incluído algum serviço no Rol de procedimentos pode ocorrer um reajuste nos custos do plano;
- O reajuste anual, feito pelas operadoras e seguradoras, vai acompanhar o aumento dos gastos com os serviços oferecidos.
Quer contratar um Plano de Saúde? Clique aqui e fale conosco
Nós da Corretora Dablan temos os melhores especialistas para te ajudar.
TAGS
Plano de Saúde, Plano de Saúde Empresarial, Plano de Saúde Individual, Plano Odontológico, Seguro de Vida, Seguro Residencial, Seguro Empresarial, Plano de Saúde Pet, Plano Pet, Seguro Viagem, Seguro de carro, Seguro de automóveis, Seguro de Frota
Deixe um comentário