Foi demitido ou se aposentou? Entenda como fica o seu plano de saúde Seguros Dablan
× Home Quem Somos Seguros Blog Contato
WhatsApp: (11) 96335-0966 contato@dablan.com.br
Foi demitido ou se aposentou? Entenda como fica o seu plano de saúde

Foi demitido ou se aposentou? Entenda como fica o seu plano de saúde

By seguros-dablan 23 de julho de 2020 Plano de Saúde

Estetoscópio auscultando um coração com os dizeres Plano de Saúde ao lado

Estetoscópio auscultando um coração com os dizeres Plano de Saúde ao lado

Posso Continuar no Plano mesmo aposentado?

O aposentado ou o ex-empregado exonerado ou demitido sem justa causa, que contribuía para o custeio do valor do plano de saúde, tem o direito de continuar no Plano de Saúde.

A empresa é obrigada a manter o aposentado ou o ex-empregado demitido ou exonerado sem justa causa no plano enquanto o benefício for ofertado para os empregados ativos, desde que ele tenha contribuído para o custeio do seu plano privado de saúde e que ele não seja admitido em novo emprego.

Importante saber que essa contribuição de custeio não vale para quem tinha descontado do salário valores relativos à coparticipação de consultas, exames e demais procedimentos. Em conclusão, a coparticipação não é considerada contribuição.

O que devo fazer para continuar com o plano?

O ex-colaborador demitido sem justa causa e exonerado ou o aposentado devem comunicar à empresa o interesse em continuar com o plano dentro de um prazo de até 30 dias após o desligamento (rescisão do trabalho). Desta forma, o RH consegue preparar os documentos para solicitar o Plano de Extensão do Plano de Saúde.

Os dependentes também podem continuar no plano?

Sim. Você poderá manter todos os seus dependentes no plano. E em caso de morte do aposentado ou do ex-empregado, os dependentes podem continuar no plano pelo tempo restante ao que o beneficiário titular tinha direito.

O valor da mensalidade muda?

Não, o valor da mensalidade não muda. No entanto, agora o ex-colaborador demitido sem justa causa e exonerado ou aposentado deverá assumir o pagamento integral da mensalidade do plano de saúde. Portanto, ele deve arcar com todos os custos da mensalidade.

Por quanto tempo posso permanecer no plano?

Aqui temos 2 categorias para explicar essa resposta.

A primeira categoria é se você foi demitido ou exonerado sem justa causa e a segunda é se você se aposentou.

Na primeira categoria (demitidos) você pode continuar no plano por um período equivalente a 1/3 (um terço) do tempo que contribuiu com a mensalidade. Sendo este período limitado a um mínimo de seis meses e máximo de 24 meses. Desta forma, por exemplo, se o trabalhador pagou pelo plano por três meses, poderá continuar no plano por seis meses já que é o período mínimo. O mesmo se aplica ao trabalhador que contribuiu por 15 anos, ele poderá ficar por 24 meses, que é o período máximo. Na mesma linha, se você contribuir por 3 anos (36 meses), poderá permanecer no plano por mais 1 ano (36/3=12 meses).

Agora vamos falar da segunda categoria (aposentados).

O aposentado que contribuiu para o plano por 10 anos ou mais terá o direito de manter o benefício vitalício enquanto a empresa empregadora oferecê-los aos seus colaboradores e, desde que você não seja contratado em novo emprego que tenha esse benefício de Seguro Saúde.

Já o aposentado que contribuiu para o plano por menos de 10 anos, cada ano de contribuição dá direito a continuar no plano por mais um ano. Então poderá permanecer no plano pelo tempo que contribuiu desde que a empresa continue a oferecer o benefício e que não seja admitido em novo emprego. Ou seja, se você contribuiu por 6 anos, pode permanecer no plano por mais 6 anos.

Quer contratar um Plano de Saúde?

É só clicar aqui e pedir pelo Whatsapp

Ou preencha este formulário

Nós da Corretora Dablan temos os melhores especialistas para te ajudar.

Leia mais sobre nossa empresa


TAGS

Plano de Saúde, Plano de Saúde Empresarial, Plano de Saúde Individual, Plano Odontológico, Seguro de Vida, Seguro Residencial, Seguro Empresarial, Plano de Saúde Pet, Plano Pet, Seguro Viagem, Seguro de carro, Seguro de automóveis, Seguro de Frota

Deixe um comentário