Você precisa cuidar da sua saúde mental e vou te ensinar 8 dicas - Seguros Dablan Seguros Dablan
× Home Quem Somos Seguros Blog Contato
WhatsApp: (11) 96335-0966 contato@dablan.com.br
Você precisa cuidar da sua saúde mental e vou te ensinar 8 dicas

Você precisa cuidar da sua saúde mental e vou te ensinar 8 dicas

By seguros-dablan 26 de maio de 2021 Plano de Saúde,Saúde Mental

Precisamos falar sobre Saúde Mental

Você sabe o que é saúde mental?

Saúde Mental

Saúde Mental

Diariamente vivenciamos uma série de emoções, como alegria, tristeza, satisfação, raiva e muitas outras, e elas impactam diretamente na nossa saúde mental. Mas, afinal, o que é Saúde Mental? É simplesmente a maneira que reagimos frente aos desafios e alterações da vida e ao modo como harmonizamos nossas ideias e emoções. Em outras palavras, é o nível da nossa qualidade de vida cognitiva e emocional. Uma saúde mental boa indica equilíbrio entre as emoções, de modo que a pessoa consiga realizar suas atividades cotidianas e lidar com as avenças que possam surgir no dia a dia. Já quando dizemos que a saúde mental está ruim, significa, em termos leigos, que alguns sentimentos estão se sobressaindo, gerando instabilidade emocional e, consequentemente, dificultando a realização de atividades diárias de uma forma prazerosa e saudável. Portanto, pode-se dizer que a maneira como lidamos com essas emoções é o que vai determinar como está a nossa saúde mental.

O desequilíbrio emocional é um facilitador para o surgimento de doenças mentais. Podemos assim dizer que a saúde mental contempla, entre outros fatores, a nossa capacidade de sensação de bem-estar e harmonia, a nossa habilidade em contornar de forma positiva as adversidades e conflitos, o reconhecimento e respeito de nossas deficiências e limites, nossa satisfação em viver, se relacionar com os outros.

O conceito do transtorno, por sua vez, é muito com complexo do que se imagina. Ao contrário da doença, que possui causas, padrão de sintomas e medidas terapêuticas padronizadas, como doenças vasculares, o transtorno é uma trajetória de diagnóstico que varia de pessoa para pessoa e há diversas formas de tratamento. Basicamente, costuma-se dizer que o transtorno mental não possui etiologia clara, ou seja, não sabemos ainda ao certo como e por que surge, mas uma vez que ele existe precisamos dar atenção a ele.

Por quê pouco se fala sobre Saúde Mental?

Infelizmente a saúde mental ainda é um estigma muito forte na sociedade, o que impede as pessoas de conversarem sobre isso e buscarem ajuda. Isso vem desde o passado, em que se via a pessoa deprimida como louca e, logo, criou-se uma marginalização dessa massa populacional ao longo do tempo. Um dos motivos para isso é porque o doente mental não tem um exame que comprove sua patologia, ao contrário de um cardiopata, por exemplo. Logo, o transtorno mental é visto por muitas pessoas como fraqueza, descontrole ou então fragilidade. Quantas vezes já não ouvimos “Ele tem tudo do melhor, não entendo por que está deprimido”. Esse e muitos outros pensamentos são a prova do quanto o assunto é pouco discutido, de modo que se disseminam falsos conceitos. Isso só desencadeia cada vez mais uma população desinformada sobre o que é a Saúde Mental e, consequentemente, gera um tabu maior.

Qual a importância de se falar sobre Saúde Mental?

Só durante a época de pandemia foi levantado que houve aumento de atendimentos em saúde mental em 9315 dos países, bem como houve aumento de 24% nos relatos de insônia, a incidência de depressão cresceu 16% e aumentaram 15% os casos de ansiedade. Além disso, estudos mostraram que nosso país liderou os índices de ansiedade e de depressão no ano de 2020. Isso porque a alta taxa de desemprego no País, salários baixos, péssimas condições de trabalho, falta de planejamento profissional, entre tantos outros, são fatores que levam ao aumento significativo de diversos transtornos.

Por conta desses números assustadores, o Ministério da Saúde reforçou durante a pandemia o atendimento em saúde mental. Foi investido R$ 1,1 milhão para ampliação dos serviços e incentivada a abertura de 24 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), 11 Serviços de Residência Terapêutica (SRT), uma Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil e 40 novos leitos de saúde mental em hospital geral. Além disso, 21 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada de Saúde Mental para atendimento ambulatorial foram habilitadas.

E o que posso fazer para que se fale mais sobre isso?

Todos nós podemos ter atitudes para promover mais diálogo sobre Saúde Mental. Comece propondo debates sobre o tema entre amigos, familiares e conhecidos. Falar sobre o assunto é uma importante forma de trazê-lo a tona, além de ser uma forma de entendermos melhor o que os outros pensam sobre o tema e, a partir disso, podemos trazer soluções e debates ricos em informações. Se você conhece alguém que está passando por algum momento difícil, está ansioso, está deprimido ou isolado, ofereça apoio e, principalmente, mostre que tudo bem ir buscar ajuda.

Hoje em dia temos pouca flexibilização para aceitar o outro por conta do padrão que sempre foi imposto na sociedade: todos precisam ser muito bons em tudo. Assim, o sofrimento não é aceito, é visto como uma fraqueza. Portanto, ajude o próximo, ajude quem precisa, converse sobre Saúde Mental, não deixe que as pessoas sofram em silêncio.

Como posso, então, manter minha Saúde Mental boa?

Manter a Saúde Mental equilibrada pode ser um desafio para muitos, principalmente quando convivem em um ambiente repleto de dificuldades, estresse e obrigações, seja em casa ou no trabalho. Por isso, separamos algumas práticas que você pode incluir no seu dia a dia para minimizar a sobrecarga mental.

  1. Comece aos poucos.

Não tenha pressa para querer fazer tudo ao mesmo tempo. Pequenas mudanças que você aplique no seu cotidiano já podem ajudar muito no seu emocional. Comece com práticas mais simples e, então, vá acrescentando aos poucos outros modos de relaxar.

  1. Se alimente bem.

Alimentação é a base para se ter uma boa saúde. Quando falamos em alimentação, não estamos pensando apenas no bem estar físico, mas também no mental. Invista em uma alimentação boa e hidrata-se.

  1. Durma bem.

Muito se fala sobre o sono, mas poucas pessoas dão importância para ele. O sono é uma das coisas que vai definir o quanto você vai render no seu dia a dia. Não deixa de investir em uma boa noite de sono, porque ele vai te renovar.

  1. Tenha lazer.

Vivemos constantemente em um ciclo de tarefas e deveres que não podem atrasar e, por conta disso, ter um momento de sossego acaba sendo algo raro. Mas não deixe isso acontecer. Separa alguns minutos do seu dia para o descanso. Este é essencial para você manter sua energia e ser produtivo no dia seguinte. Que tal terminar de ler aquele livro que você deixou parada na mesa ou ver aquele filme que você está adiando?

  1. Cuide do seu corpo.

Cuidar do corpo é essencial para nos manter em equilíbrio e isso pode ser feito de diversas formas. Se você não gosta de academias, invista em caminhadas no parque, alongamentos e meditação. Essas práticas são considerar mente-corpo, pois auxiliam no relaxamento físico e mental, promovendo consciência sobre o agora, sobre as sensações e necessidades do corpo e da mente.

  1. Tome decisões conscientes.

Não tome decisões por impulso. Pare, respire, pense e faça.

  1. Organize-se.

Quando tiver muitas tarefas para executar e se sentir ansioso, pare e faça uma lista de todas as atividades do dia. Construa essa lista com base no que é realmente prioridade e no tempo que você precisa para concluir cada etapa.. No final do dia, exclua os itens que você já concluiu. Olhe a sua lista e procure segui-la, revisando apenas uma atividade por vez, sem pensar nas demais enquanto não concluir a que estiver fazendo. Transfira as preocupações para o papel.

  1. Concentre-se.

Foque no que você está fazendo. No banho, por exemplo, tenta se concentrar na água, nas sensações e no relaxamento. Uma dica é tomar banho com a luz apagada com música de fundo. Use óleos naturais com essências para relaxar e esqueça de todos os problemas. Esse é seu momento de autocuidado.

E não esqueça: AJUDE.

 

Deixe um comentário