Proteção Veicular
Entenda o que é proteção veicular e quais as diferenças entre proteção veicular e seguro.
A proteção veicular está cada vez mais popular no Brasil, mas ainda gera muitas dúvidas em quem está pensando em contratar e nos próprios clientes que contratam e depois se desapontam e se arrependem.
Vamos imaginar a seguinte situação:
Você tem um carro, acha importante uma proteção, mas fica na dúvida entre proteção veicular e seguro. E aí, qual você escolhe? Antes de responder, vou te dar algumas comparações entre os dois.
RISCO
O seguro é oferecido por meio de Seguradoras, intermediado por um corretor de seguros que vai te auxiliar na escolha do melhor seguro para você.
As Seguradoras (Porto Seguro, Bradesco, Tokio Marine, Allianz, Sompo, Mapfre, Azul Seguros, entre outras) são reguladas por uma Autarquia Federal chamada da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Esse órgão é federal e responsável pela autorização, controle e fiscalização do mercado de seguros.
Já a proteção veicular não tem regulamentação. A proteção veicular é regida por associações e cooperativas e devem obedecer à Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB). Essas associações não são fiscalizadas. As associações e cooperativas não possuem fins lucrativos, diferente das Seguradoras. Como funciona? Todo mês os associados pagam um pouco e quando há algum sinistro, eles juntam o montante para consertar o carro do associado que solicitou o sinistro. Ou seja, ocorre uma divisão, um rateio mútuo das despesas para consertar os problemas dos veículos dos associados.
Sinistro é o nome dado a qualquer incidente que provoca danos e/ou prejuízos ao veículo.
No seguro é diferente, você contrata uma apólice (documento em que constam todas as coberturas que você contratou) e transfere o risco para a seguradora. Na proteção veicular o risco é todo seu e dos demais associados, já que há apenas um contrato simples de responsabilidade mútua entre os associados.
CUSTO
Em relação ao custo, o seguro é mais caro do que a proteção veicular. Mas você sabe o por quê?
O seguro é mais caro porque são regulados pelo Estado.
Ao contratar um seguro, você sabe exatamente quanto vai pagar, seja uma taxa anual ou dividida em mensalidades ao longo do ano que são fixadas previamente. Na proteção veicular, a mensalidade soma uma taxa fixa de administração, mais um rateio que varia de mês a mês que é dividido entre os “associados”.
CONFIANÇA
Sobre confiança nesses dois modelos, independente da situação, seja roubo, furto, incêndio ou batida, você irá querer a indenização, correto?
Em quem confiar?
Seja associação ou da segurada, sempre pesquise para saber a reputação dela e se não há reclamações antes de contratar. Caso você pense em seguro, seu corretor de seguros, como nós, iremos poder te auxiliar da melhor forma para você escolher o seguro que melhor se encaixa no seu perfil.
CANCELAMENTO
No seguro, você pode cancelar a sua apólice a qualquer momento. Na proteção veicular você só pode cancelar depois de cumprir 180 dias.
BÔNUS DE DESCONTO
Quando você contrata um seguro de auto, a cada ano que passa e você não tem nenhum incidente (sinistro) e não precisa de fato usar o seguro, você ganha bônus, que nada mais são do que pontos que te geram descontos nas renovações. Caso você opte por proteção veicular, pode esquecer porque não há esse tipo de desconto.
ANÁLISE DO PERFIL DO CONDUTOR
Outra questão é a diferença de análise do perfil do condutor.
Nas Seguradoras há uma série de perguntas que influenciam no valor final do seguro, como, por exemplo, CEP de pernoite, se o veículo pernoite em garagem fechada, se fica na rua, se a garagem é portão automático, se você usa apenas para laser ou usa para ir ao trabalho e faculdade, se há pessoas entre 18 e 24 anos que irão utilizar o carro.
Já nas associações de proteção veicular, eles não fazem essa análise de perfil.
COBERTURAS E GARANTIAS
Tanto no seguro como na proteção veicular, as coberturas e garantias são muito parecidas entre si. As coberturas básicas são: roubo, furto, colisão, incêndio e fenômenos naturais. E você pode contratar também guincho 24h, com km ilimitado, danos materiais e corporais contra terceiros, acidente pessoal por passageiro, danos morais, carro reserva, proteção de vidros e retrovisores, entre muitas outras coberturas que estão disponíveis.
TEMPO PARA RECEBER A INDENIZAÇÃO
Contratando um seguro (pelas seguradoras), o prazo para recebimento da indenização é mais rápido, em torno de 30 dias.
Nas cooperativas, a espera pode ser muito maior porque o cliente vira um associado e depois de assinar o contrato passa a dividir o risco com os demais membros. Se houver prejuízo, como, por exemplo, uma batida ou roubo do carro, há um rateio entre todos os associados, mas o pagamento depende do caixa da entidade.
CORRETOR DE SEGUROS
No seguro temos nós, corretores de seguros, que vamos te ajudar na hora que você precisar. Na proteção veicular não.
Caso ocorra algum incidente e você precise acionar o seguro, seu corretor estará pronto para te atender e te ajudar a resolver tudo da forma mais rápida para você receber a indenização das seguradoras.
VANTAGENS DO SEGURO DE CARRO:
Ao contratar um seguro, uma das vantagens é poder contar com assistência 24 horas. Além de ter a possibilidade de coberturas adicionais como assistência residencial para conserto de eletrodomésticos, chaveiro, entre outros.
CONCLUSÃO
Portanto, a proteção veicular não é um seguro que é comercializado por seguradoras registradas e fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
No momento em que você tem um sinistro, por si só já é um momento muito delicado e você só quer que tudo se resolva o mais rápido possível. Não quer ter “dores de cabeça”.
Não é hora de verificar a veracidade da associação/cooperativa para checar se ela tem capacidade financeira de arcar com os prejuízos do veículo. Portanto, faça toda essa pesquisa antes, caso decida por contratar a proteção veicular ao invés do Seguro Tradicional.
QUER SEGURANÇA E TRANQUILIDADE AO CONTRATAR UM SERVIÇO QUE PROTEJA SEU CARRO?
Não corra riscos, escolha o seguro e esteja protegido tanto diante da regulamentação quanto da tranquilidade de saber que será indenizado rapidamente e seu corretor de seguros cuidará de tudo para que você não se preocupe com nada.
Agora sim, retomo a pergunta: Você tem um carro, acha importante uma proteção e fica na dúvida entre proteção veicular e seguro. E aí, qual você escolhe?
Deixe um comentário